sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tema do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2017)


Foi divulgado na quinta-feira, (29), pelo Vaticano, o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017: “«Não tenhas medo, que Eu estou contigo» (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Trata-se do 51º dia dedicado pela Igreja aos meios de comunicação que será celebrado em 28 de maio próximo.

Num comunicado sobre o tema, a Secretaria para a Comunicação observa que “anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas doenças possíveis às quais o sistema de comunicação atual pode levar. É possível que a consciência se cauterize, como recorda o Papa Francisco na Laudato si’, pelo fato de muitas vezes profissionais, comentaristas e meios de comunicação trabalhar em áreas urbanas distantes dos lugares de pobreza e necessidades, vivendo uma distância física que muitas vezes leva a ignorar a complexidade dos problemas de homens e mulheres”.

Confiança e esperança

“É possível o desespero quando a comunicação se torna às vezes estratégia de construção de perigos e medos iminentes. Mas no meio deste murmúrio se houve um sussurro: Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Em seu Filho, Deus se solidarizou com toda a situação humana e revelou que não estamos sozinhos, porque temos um Pai que não se esquece dos próprios filhos. Quem vive unido a Cristo, descobre que as trevas e a morte se tornam lugar de comunhão com a luz e a vida. Em todo acontecimento busca descobrir o que acontece entre Deus e a humanidade, para reconhecer como Ele, através do cenário dramático deste mundo, está escrevendo a história de salvação.”

“Nós cristãos temos uma boa notícia para contar, porque contemplamos com confiança o horizonte do Reino. O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias de homens e mulheres, segundo a lógica da Boa Nova que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação e em relação a toda pessoa. Aprendamos a comunicar confiança e esperança na história”, conclui o comunicado da Secretaria para a Comunicação.

Decreto Inter Mirifica

Com a finalidade de levar adiante a atenção-ação nesse importante setor da comunicação, e lembrando o reconhecimento que o decreto Inter Mirifica (do Concílio Vaticano II) externara sobre a importância da comunicação, o Papa Paulo VI, criou, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, hoje faz parte da Secretaria para a Comunicação com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares.

Assim, em 1966, foi criado o Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes.

A mensagem do Papa para este dia é publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro). (SP/MJ)

Bem-vinda, Ir. Adriana


Irmã Leonarda acolheu para substituí-la no Setor Administrativo, Ir. Adriana Coan, ICM.

Todas as pessoas da CRB acolhem Irmã Adriana para juntas cuidar "da casa comum e . juntas, cantar as maravilhas que Deus realiza na Vida Consagrada e nos diversos cenários onde está presente: a serem profetas da esperança, prontas para tecer relações de misericórdia, com palavras e gestos de humanização" .

Bem-vinda Irmã Adriana!

Obrigada, Ir. Leonarda


Com a despedida de Ir. Nelson Luis Feix,FMS assume o setor financeiro, na CRB Nacional,

 Ir. Leonarda Reis Veiga, FMA, que até então, prestava seu serviço no Setor Administrativo.
A CRB agradece a disponibilidade de Ir. Leonarda ao revesamento.

Seu testemunho nesta nova missão nos diz que, como Maria Auxiliadora, você está "atenta e aberta ao querer de Deus.

A CRB agradece ao Ir. Nelson



"Um olhar agradecido ante o caminho percorrido iluminado pela Palavra de Deus" (CLAR)
Assim, a Diretoria, os Assessores e funcionários da CRB Nacional, como também as Regionais, olham para Ir. Nelson Luis Feix, FMS.

Um olhar agradecido pelos 6 anos de serviço no Setor Financeiro.

Desejamos que Maria o acompanhe e cuide de você como cuidou de seu Filho Jesus e que seu caminho seja iluminado, em toda parte, pela cultura do encontro.

Obrigado, Ir. Nelson!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Escola de Preparação para Animadores e Animadoras Vocacionais


A ESPAV,  Escola de Preparação para Animadores e Animadoras Vocacionais, é organizada em quatro módulos, com 140 horas/aula no total. 
Data
A ESPAV será realizada em Cajamar (SP), de 03 a 11 de janeiro de 2017 

Módulos
Por ser realizada em “regime de internato”, cientes de que a formação não pode se resumir apenas na sala de aula, consideramos, por módulo, 90 horas de convivência e formação. 
Cada módulo é ministrado por um assessor. Recomendamos que os participantes frequentem os módulos na sequência sugerida, por sua lógica interna, sendo possível completar a ESPAV em dois janeiros (2017 e 2018). Ei-los:

1º Módulo: Antropologia da Vocação                   35 horas/aula

2º Módulo: Teologia e Eclesiologia da Vocação   35 horas/aula

3º Módulo: Itinerário Vocacional                                                      35 horas/aula

4º Módulo: Metodologia e Planejamento no SAV  35 horas/aula

Período de aulas

Início do 1º e 3º módulos:           03 de janeiro, terça-feira, às 18h com missa, jantar e abertura.

Conclusão do 1º e 3º módulos: 07 de janeiro, sábado, com o almoço.

Início do 2º e 4º módulos:           07 de janeiro, sábado, às 18h com missa, jantar e abertura.

Conclusão do 2º e 4º módulos: 11 de janeiro, quarta-feira, com o almoço.

Local

COOPERINCA (Cooperativa dos Trabalhadores do Instituto Cajamar)

Tel.: (11) 4898-0003

e-mail: cooperinca@terra.com.br

Rodovia Anhanguera Km 46,5 - Jordanésia - Cajamar (SP)


Mais informações 

Fone: (11) 3931.5365

E-mail: ipv@ipv.org.br
<br>

CERNE - Religiosas e Religiosos se reúnem em São Paulo para renovação espiritual


“Eis que estou fazendo uma coisa nova”

O CERNE - Centro de Renovação Espiritual em sua 114ª edição, reúne 47 participantes entre Religiosos e Religiosas de 39 congregações vindos de diversos Estados do Brasil e de outros países. O evento que iniciou dia 11 de setembro e terminará no dia 21 de outubro, se realiza em São Paulo, na Casa de Retiros e Eventos Madre Cabrini, ao cuidado das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, é promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e está sob a coordenação de Pe. Mário Roessler, msc, e Ir. Francisca Wanderley, ij, ambos responsáveis pela Formação Continuada da CRB Nacional.

O CERNE tem como objetivo proporcionar a possibilidade de fazer uma releitura da Vida Religiosa Consagrada em todas as suas dimensões e missão ressignificando o seguimento de Jesus Cristo.

Trata-se de um programa intercongregacional, de 40 dias de experiência de vida na dinâmica de partilha e aprofundamento de conteúdos específicos com especial ênfase nos momentos de oração e vivência fraterna.


O grupo já refletiu sobre os temas: Psicologia na Vida Religiosa Consagrada: crescimento pessoal e comunitário com Ir. Maria de Fatima Alves de Morais, ascj e Análise de Conjuntura - desafios à VRC com pe. Rafael López Villaseñor, sx.

Para a Ir.Maria Iardete (Deca), das Irmãs Franciscanas de Maristella, o CERNE está sendo um momento especial de encontro pessoal com Jesus Cristo, vivência fraternal e tempo de graça. “Agradeço a Deus, a congregação e a CRB pela oportunidade”.

Ir. Rosária Ngueleia, das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Angola, afirma que o Cerne está sendo uma experiência de misericórdia. Ela diz: “Sinto paz interior, tranquilidade, renovação, gratidão com Deus e a Congregação”.


Nas próximas semanas o CERNE 114 irá abordar vários outros temas relacionados com a nossa Vida Religiosa Consagrada. A última semana será de retiro onde os participantes terão a oportunidade de consolidar na oração a experiência dos 40 dias, os quais estão sendo marcados por momentos de oração pessoal e comunitária, partilhas em grupos, grupos de vivência, passeios comunitários, dias livres, grupos de trabalho, confraternizações e a vivência da Eucaristia.

A Misericórdia do Senhor te abrace” um espaço orante em comunidade



Canto orante

Rezando a partir do Evangelho

“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se” (Lucas 14, 4-7).

Contemplando a imagem do Bom Pastor

“Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai”.  Contemplando o rosto de Cristo, somos introduzidos no mistério da Misericórdia de Deus,  escreveu o papa Francisco.
O Papa nos convida a contemplar o rosto de Jesus para experimentar a Misericórdia de Deus, que não conhece limites. “Sempre temos necessidade de contemplar o mistério da Misericórdia. É fonte de alegria, de serenidade e de paz.”
Ao contemplar a imagem de Jesus, Bom Pastor, podemos descobrir alguns traços da Misericórdia de Deus.
Intuímos um Amor imenso, que busca de forma incansável a ovelha perdida ou desgarrada, e quando a encontra, abraça-a, aperta-a nos braços, carrega-a em seus ombros e a sustenta com sua mão.
Descobrimos um Amor que perdoa, que não recrimina, que não lança ao rosto as infidelidades passadas, que olha a ovelha com carinho, e parece sussurrar-lhe palavras doces e inefáveis ao coração.
Por sua parte, a ovelha dá mostras de experimentar esse Amor misericordioso de Jesus em seus olhos sossegados e no beijo amoroso e agradecido na ferida aberta.
Contemplando o rosto de Jesus, podemos nos colocar no lugar da ovelha, como dirigidas a cada um de nós as atitudes de perdão e de amor do Bom Pastor, e experimentar esses mesmos sentimentos de alegria, de serenidade e  de paz, aos quais se refere o Papa.
Esta contemplação, sobretudo, nos convida de modo especial a ter a misericórdia como uma “meta por alcançar”  e nos compromete “a ser  misericordiosos com os demais como o Pai é conosco”  (Hna. Pilar Feliú, STJ).

Deixando-nos iluminar pela palavra do Papa (MV 8)

 “Com o olhar fixo em Jesus e em seu rosto misericordioso, podemos perceber o amor da Santíssima Trindade. A missão que Jesus recebeu do Pai foi a de revelar o mistério do amor divino em plenitude. “Deus é amor” (1 Jn 4,8.16), afirma pela primeira e única vez em toda a Sagrada Escritura o evangelista João. Este amor se fez agora visível e tangível em toda a vida de Jesus. Sua pessoa não é outra senão amor. Um amor que se doa gratuitamente. Suas relações com as pessoas que se aproximam deixam ver algo único e irrepetível. Os sinais que realiza, sobretudo em direção aos pecadores, às pessoas pobres, excluídas, doentes e que sofrem, levam consigo o distintivo da Misericórdia. Em tudo fala de Misericórdia. Nada em Jesus falta compaixão.
Jesus, perante a multidão de pessoas que o seguiam, vendo que estavam cansadas e extenuadas, perdidas e sem líder, sentiu desde o profundo do coração uma intensa compaixão por elas (cf. Mt 9,36). Em virtude desse amor compassivo, curou os doentes que lhes apresentavam (cf. Mt 14,14) e com poucos pães e peixes saciou a fome de grandes multidões. (cf. Mt 15,37).
O que movia Jesus em todas as circunstâncias não era senão a Misericórdia, com a qual lia o coração dos interlocutores e respondia às suas necessidades mais reais. Quando encontrou a viúva de Naim, que levava seu único filho ao sepulcro, sentiu grande compaixão pela imensa dor da mãe em lágrimas, e devolveu-lhe seu filho, ressuscitando-o da morte (cf. Lc 7,15).
Depois de ter libertado o endemoninhado de Gerasa, confia-lhe esta missão: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você” Mc, 5,19). Também a vocação de Mateus se coloca no horizonte da Misericórdia. Passando diante do banco dos impostos, os olhos de Jesus pousam sobre os de Mateus. Era um olhar cheio de Misericórdia que perdoava os pecados daquele homem e, vencendo a resistência dos outros discípulos, escolhe a ele, o pecador e publicano, para que seja um dos Doze.”

Para a reflexão pessoal e comunitária

Que dizem para mim estes textos? Que dizem para minha comunidade?
Que imagem de Deus descobri nesta reflexão? É compatível com as imagens de Deus que vivemos na comunidade?
Como me situo perante o rosto de Deus Misericórdia? Que compromisso desperta em mim?
Que significou em nível pessoal e comunitário a vivência do Ano da Misericórdia?
Tenho lido e rezado a carta Misericordiae Vultus? Lemos em Comunidade?
Depois de ver o seguinte vídeo, terminamos com uma partilha comunitária.