sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PROFOLIDER XIV

CURSOS Profolider1

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS
DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA
EDIÇÃO ESPECIAL
Brasília, de 21 de abril a 7 de maio de 2017

O PROFOLIDER é um programa da CRB Nacional que se destina á formação de NOVAS LIDERANÇAS e às LIDERANÇAS DA VRC. Aprofunda temas específicos desenvolvidos em espaço comunitário de troca de experiência, vivência humana e espiritual, em vista de uma maior integração da pessoa consagrada e suas relações com a Instituição, com a realidade e sua espiritualidade-missão.
Objetivo geral do Profolider é contribuir para uma nova geração de VRC alicerçada no seguimento e discipulado de Jesus, capaz de assumir os riscos da mudança, os desafios dos tempos atuais; ressignificar o carisma fundante; gerar formas de lideranças inovadora e visibilizar, nas relações, os valores evangélicos.
O curso é ministrado em 4 dimensões: a Pessoa e a Instituição; a Realidade; Teologia da Vida Consagrada; Espiritualidade e Missão.
A Espiritualidade será o eixo transversal a partir da chave de leitura nas dimensões antropológica, psicológica, bíblica e teológica.

O programa destina-se a pessoas:
de lideranças de Institutos Religiosos com boa capacidade de reflexão sobre o momento atual da vida consagrada: Coordenadores/as de comunidade; Conselhos Provinciais; Provinciais e gerais; Formadores/as;com boa capacidade de reflexão sobre o momento atual da vida consagrada;abertas à construção de um “novo modelo” de vida consagrada;comprometidas com a mudança pessoal e institucional;interessadas em qualificar a presença da Vida Consagrada na Igreja e na sociedade como promotora da vida;dispostas a uma experiência integradora da afetividade-espiritualidade-missão;promotoras de uma cidadania inclusiva;capazes de mudanças de mentalidade na perspectiva da colegialidade, vencendo o individualismo e centralismo.

Critérios de participação:
Liberados/as em tempo integral para o curso;maturidade humana, psicológica, espiritual e vocacional, com abertura para deixar-se confrontar e confrontar-se consigo mesmo;capazes de assumir liderança em projetos novos (alternativos, parcerias);capacidade de diálogo e posicionamento frente ao diferente e ao mundo plural.

Para as inscrições é necessário:
Enviar a ficha de inscrição, acompanhada de pequeno “curriculum vitae” para o endereço da CRB Nacional, indicando “PROFOLIDER XIV – Edição Especial”. Conferir o e-mail e o endereço da CRB no verso deste folder.Carta de apresentação do/a Superior/a Maior.Aguardar a confirmação da inscrição para enviar o pagamento.Vagas: 30 participantes.Prazo: até o preenchimento das vagas.

Enviar a inscrição para:
Profolider, Conferência dos Religiosos do Brasil
SDS Bl. H, n.26, Sala 507, Ed. Venâncio II – 70393-900 Brasília, DF
Tel: (61) 3226.5540 – Fax: (61) 3225.3409
Vagas: 30 participantes
Maiores informações pelo site: www.crbnacional.org.br
E-mail: cerne@crbnacional.org.br

Local:
O PROFOLIDER XIV será realizado em regime de internato no:
CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO
SGAN 905, Conjunto C — Asa Norte
70790-050 BRASÍLIA, DF
Tel: (61) 3274.3009 — Email: ccm@ccm.org.br

Curso de Formação Política para Cristãos e Cristãs, Llideranças de Pastorais, Movimentos Sociais e Organismos e Clesiais

CURSOS Cefep
CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA
“DOM HÉLDER CÂMARA”


Brasília, de 15 a 28 de janeiro de 2017

Objetivo do curso do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara” é formar cristãos, leigos e leigas, para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
O processo metodológico contempla a formação política dos cristãos nas múltiplas dimensões, relacionadas entre si – ética, espiritual e intelectual, respeitando o pluralismo político, a partir da opção pelos pobres, em comunhão com as Diretrizes da Igreja no Brasil.
A duração desse curso é de 360 horas, sendo 180 horas de curso presencial em duas etapas (sempre em janeiro de cada ano) e 180 horas à distância, em um ano e meio.
O Curso de Formação Política oferece certificado de Extensão Universitária e de Especialização pela CCEAD Puc-Rio.

Através da secretaria do CEFEP, pode fazer a inscrição para a segunda
parte presencial, colhendo a ficha no site:

Prisões: existem modelos alternativos?



Os massacres ocorridos nos presídios revelam a grave situação do sistema prisional. É um problema que não pode ser tratado com leviandade e nem passionalmente. As soluções para minimizar os problemas são bem mais difíceis do que a simples descrição da realidade dos presídios e dos presos. Trata-se de estruturas, mas ,essencialmente, trata-se de pessoas que estão cumprindo penas ou esperando julgamento.
No Ano Santo da Misericórdia de 2016, visitei com a Pastoral Carcerária os presídios situados no território da Arquidiocese de Passo Fundo. Nestas visitas tive uma breve introdução à realidade dos presídios da região. A grande pergunta que ficou foi esta: Este modelo prisional alcança a sua finalidade? Existem modelos alternativos?
No dia 01 de dezembro de 2016, tive um compromisso na cidade de Pirapora, em Minas Gerais. Como tinha um tempo livre, o padre mostrou-me a cidade e depois me levou para visitar um presídio do regime semiaberto e fechado. Na fachada presídio estava escrito: “Centro de Reintegração Social” – APAC. Visitamos todo presídio e conversamos rapidamente com alguns apenados. Em traços gerais estava claro que era um presídio, mas as instalações e aparência física e o humor dos apenados eram muito diferentes do que tinha visto nos presídios da região de Passo Fundo. Fui informado que esta unidade prisional funcionava no sistema APAC.
O método foi idealizado pelo advogado e jornalista Mário Ottoboni. Participante do Cursilho de Cristandade sentiu-se desafiado a expressar o amor ao próximo e com um grupo de cristãos católicos foi ao encontro dos presos. Sentindo que deveria dar assistência jurídica aos condenados fundou, em 1972, na cidade de São José dos Campos/SP, a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. É uma pessoa jurídica de direito privado que tem por finalidade o efetivo cumprimento dos dispositivos elencados na Lei de Execução Penal.
Mário Ottoboni justifica assim o método da APAC: “Porque se trata de uma metodologia que rompe com o sistema penal vigente, cruel em todos os aspectos e que não cumpre a finalidade da pena: prepara o condenado para ser devolvido em condições de conviver harmoniosamente e pacificamente com a sociedade. O método cuida em primeiro lugar da valorização humana da pessoa que errou e que, segregada ou não, cumpre pena privativa de liberdade”. Em sentido mais amplo, busca a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas.
A metodologia da APAC tem sua base em 12 elementos fundamentais: participação da comunidade; recuperando ajudando recuperando; o trabalho; a religião; assistência jurídica; assistência à saúde; valorização humana; integração da família; trabalho voluntário e sua formação; Centro de Reintegração Social (CRS); conquistas de benefícios por mérito; jornada de Libertação com Cristo.
A regra para um apenado se adentrar ao método da APAC é de que o próprio condenado queira participar do método aceitando, assim, a cumprir todas as regras impostas pelo método – como se estivesse realizando um “contrato de adesão”.
Dom Rodolfo Weber

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Filme: O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida



]
Duração: 10:41
O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro de 1717. Região do Vale do Paraíba.
Três humildes pescadores buscam nas águas do rio peixes para a recepção do nobre visitante, o Conde de Assumar. Nada conseguiam, senão o aumento do temor por não poderem cumprir o mando da Câmara de Guaratinguetá.
Mas algo estranho aconteceu. O encontro de uma pequenina imagem de barro, da Virgem da Conceição. E, após isso, uma pesca farta!
Devoções, orações, graças, milagres se sucederam... Os simples receberam um especial amparo dos céus. A História mudou o seu curso. Uma História de luta, humildade e fé, presente nos corações dos brasileiros, sob o padroado de Nossa Senhora Aparecida.


Filme: O milagre das águas ( N. Sra.Aparecida)


 
Ano: 1987.
Gênero: Drama.
Direção: Ronoaldo Pelaquim
Elenco: Fábio Henrique e Ronoaldo Pelaquim
Duração: 1:25:50
Sinopse: Em 1904, um senhor paraplégico, em consequência de um acidente, é levado por seu filho João, de lugar em lugar, numa cadeira de rodas. Ao saber que o pai era da terra da Santa, o menino quer a todo custo empreender uma longa viagem, com destino a Aparecida do Norte. A contra gosto por já não ter fé, Pai José, como é chamado o velho pelo menino, consente na viagem; e no caminho vai contando a história da Santa nascida nas águas. O que se vê na tela é a fantasia do menino João, encantado com a história, e triste por não saber da situação dos negros escravos de então. A fé inocente e poética do menino acaba por provocar uma situação de tirar