sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Convite para a III Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia

Logo missao Jovem 1
Brasília, 14 de outubro de 2016
Vida Religiosa Consagrada Jovem, #venhaparafora, pois, é no encontro com o outro, na escuta e no acolhimento que vamos, com ternura, tecendo relações, promovendo vida e cuidando da casa comum.
"Eis que estou fazendo uma coisa nova", (Is 19,43). Essa novidade precisa ser conhecida para ser amada.
QUERIDA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA JOVEM
Dando continuidade ao Projeto Missão da VRCJOVEM na Amazônia, convidamos VOCÊ a dinamizar essa história e fazer a diferença em uma rica experiência junto aos povos da Amazônia.
...Viver "em saída" e tecer relações de misericórdia sugere movimento, desprendimento, vontade de ir ao encontro. Meu querido Irmão!Minha querida Irmã! VEM conosco celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus fonte de vida e vida em abundância, em meio aos povos ribeirinhos às margens do Rio Amazonas.
III Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia acontecerá na REGIÃO DAS ILHAS, na Diocese de Macapá, no período de 06 a 17 de abril de 2017.
Início: Dia 06/04, às 08h00, nos encontraremos no Centro das Pastorais em Macapá, para um momento formativo sobre a realidade local. Dia 07 seguiremos viagem de barco às comunidades ribeirinhas onde ficaremos.
Término: Dia 17 às 19h30
Período de inscrição: outubro/2016 a fevereiro/2017.
Preencher ficha de inscrição no link: FICHA DE INSCRIÇÃO VRC JOVEM
Email para contato: juventudes@crbnacional.org.br
Mais informações na ficha de inscrição.
Com Nossa Senhora Aparecida, mãe de Deus e nossa, nos pomos a caminho na certeza de que a alegria do encontro fortalece nossa fé!
Abraço fraterno,
Equipe Organizadora.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Do Haiti, Irmã relata as consequências do furacão

001 furacao-matthew
Ir. Rosângela, que se encontra no Haiti, enviou no dia 7 de outubro uma mensagem em que conta um pouco a triste experiência, destes dias: "O furacão atingiu a cidade de Jeremy e Cayes. A soma dos mortos já passa de 240. As Irmãs de Santa Catarina perderam metade da casa delas. Elas estão sem comunicação. Por isso as notícias não chegam com frequência. O povo ficou numa situação de grande miséria. No bairro onde trabalhamos está melhor. Não houve grandes problemas. Mas, a fome é grande e o povo não pode sair para trabalhar. Os capuchinhos acolheram na casa deles o pessoal que perdeu suas casas próximas à praia. Não temos eletricidade, por isso não vemos o telejornal. Há previsões de outro ciclone. Rezemos a Deus para que ela perca a força" disse ela.

Ao saber das Campanhas em favor do Haiti, Irmã Rosângela novamente nos enviou uma mensagem: "Achamos boníssima a iniciativa. Nós também, aqui, começamos a fazer entre nós Irmãs, uma partilha para comprar lona para cobrir a casa de uma senhora idosa, que mora no interior. Ela é mãe de uma voluntária. As árvores cairam sobre a casinha dela. Neste sábado vamos visitar a missão dos padres capuchinhos e as Irmãs da Congregação da Madre Regina. Continuaremos enviando informações sobre como vão as coisas. Nossas Congregações também tem se preocupado com a situação do Haiti. Graças a Deus não temos vítimas entre nós, mas sofremos com nossos irmãos e irmãs que estão no interior sem roupa, comida, água potável e casa.
Vimos as contas que foram abertas pela Cáritas Brasileira e as estamos repassando para os nossos amigos e Congregações." disse.
As Contas da Cáritas Brasileira são:
BANCO DO BRASIL
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 23.969-0
CEF
Agência: 1041
Conta corrente: 1132-1
Operação: 003

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Maristas oferecem curso de Animação Vocacional

escola vocacional marista

De 17 a 21 de janeiro de 2017, acontece no Espaço Marcelino Champagnat em Ribeirão das Neves (MG),a Escola Vocacional Marista. Colabora na Animação Vocacional,utilizando metodologias e linguagens novas e criativas para enfrentar os desafios de despertar, discernir, cultivar e acompanhar as juventudes contemporâneas.

Tem como objetivos:
a) Proporcionar formação teórica e vivencial para animadores vocacionais.
b) Capacitar pessoas para desenvolver processos de animação vocacional.
c) Favorecer o diálogo, a troca de experiências e a busca de soluções comuns para os desafios enfrentados pelas Congregações e Institutos de Vida Consagrada.
A Escola Vocacional é organizada em três etapas de 40h cada, realizadas durante uma semana no mês de janeiro. Destina-se a responsáveis provinciais e locais pela Animação Vocacional; jovens religiosos(as) e leigos (as) colaboradores em preparação para assumir esta missão.
 Eixo Bíblico e Teológico:
-  Itinerário do animador vocacional e do vocacionado;
-  Maria como modelo de acompanhamento vocacional
 Eixo Vivencial e Metodológico:
-  Mídias Sociais – tendências contemporâneas na Igreja
-  Oficina de dinâmicas
-  Oficina de corporeidade e dança
 Eixo antropológico e Psicológico:
-  Mediação de conflitos – Partilha de experiências
-  Teografia vocacional: aspectos psicológicos e espirituais da minha vida
 Os assessores são:
Coord. Ir. Márcio Henrique F. da Costa
Dr. Ir. Alexandre Lôbo
Prof. Esp. Elizaneth Aparecida Couto
Prof. Fábio Viviurka
Prof. Ms. José Ivaldo A. de Lucena
Psicóloga e Teóloga Ir. Annette Havenne
Prof. Dr. Ir. Afonso Murad
Prof. Ir. Marcos Leite da Silva
As inscrições deverão ser realizadas pelo link: http://goo.gl/mpk34P. Outras informações: 61 2102.4567/4565 (falar com Mary, Raquel ou Carlos) ou pelo e-mail: escolavocacional@marista.edu.br.

Mensagem da presidente da CRB a Dom Sérgio da Rocha

Nós, da (Vida Religiosa Consagrada) Conferência dos Religiosos do Brasil, experimentamos grande alegria ao receber  o anúncio do Papa Francisco sobre a realização do Consistório,em 19 de novembro próximo, ocasião em que nomeará novos cardeais, entre eles,o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

Desde seus inícios, a CRB vem animando, apoiando, orientando e representando a Vida Religiosa Consagrada,  em íntima comunhão com a Igreja.

No novo triênio  2016-2019, período em que "cremos que Deus está fazendo coisas novas" (Cf. Is 43,19), e saimos "depressa ao encontro da vida", como nos orienta a Vida Consagrada na América Latina e Caribe (CLAR), queremos cumprimentar o Cardeal Sergio da Rocha e renovar nossa comunhão com a Igreja.

Com nossa saudação, também nossa prece para que possa desempenhar, em plena sintonia com Deus e com os irmãos, a missão que o Senhor lhe confia.
Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB
10 de outubro de 2016

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Carta Aberta das Novas Gerações da VRC à Sociedade Brasileira

 
As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo (Gaudium et Spes, 1).

Fiéis a nossa vocação de Consagrados (as) Jovens, reconhecemos na trajetória das Congregações Religiosas no RS e no Brasil seu comprometimento com o povo e as transformações sociais. Sentimos e presenciamos as angústias e as esperanças do povo, especialmente dos mais pobres, tendo em vista os espaços de missão.

Reunidos no III Seminário Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS, em Porto Alegre, de 07 a 09 de outubro de 2016, nos manifestamos frente à realidade brasileira atual, denunciando os sinais que ameaçam a vida.

O neoliberalismo se impõe como modelo sociopolítico e econômico, quando absolutizado, aumenta o abismo entre ricos e pobres, e reduz o acesso aos direitos. Repudiamos veementemente as tentativas de cerceamento e retração das conquistas alcançadas por meio de duras lutas do povo. Exigimos que os mesmos sejam garantidos.

A sociedade brasileira está mergulhada numa crise moral e ética, evidenciada nos escândalos de corrupção. Apoiamos o avanço deinvestigações imparciais dos envolvidos. Repudiamos a cultura de oportunismo e descaso com o bem comum. Manifestamos nossa indignação diante do ataque à Democracia.

Posicionamo-nos contrariamente à atuação política e jurídica que aprova Emendas Constitucionais e Medidas Provisórias, votadas sem diálogo e consulta à população e às instituições. Esse modelo contrasta com o projeto de sociedade justa e igualitária.

O poder midiático, de forma sutil, manipula informações, dados e a própria história. Obscurece a verdade à população, negligenciando sua função social como concessão pública para serviços de rádio e televisão. Por isso, repudiamos a manipulação da opinião pública através da mídia.

Contestamos as formas de fundamentalismo que se manifestam hoje como força excludente. Essas expressões discriminam, dividem e matam a vida. Enquanto Vida Consagrada Jovem lutamos por um projeto de vida e de vida em abundância para todos os povos, através do respeito ao ser humano, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, etnia, credo e posicionamento político.

Posicionamo-nos a favor da justiça, da paz e do cuidado com o meio ambiente. Por isso, não podemos ser coniventes com o sistema que destrói e mata a criação.

Atentos aos sinais dos tempos, embasados nos valores do Evangelho, somamos forças na construção de um país social e economicamente justo, politicamente ético e ecologicamente sustentável. Através de uma consciência crítica da realidade, buscamos na força do povo e no protagonismo jovem vencer todos os sinais de morte que aqui denunciamos.

Porto Alegre-RS, 09 de outubro de 2016.

Participantes do III Seminário
Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada/RS 

Conhecendo melhor o Cardeal Sérgio da Rocha

dom-sergio-da-rocha cnbb

Dom Sergio da Rocha nasceu em Dobrada, no estado de S. Paulo, aos 17/10/1959, filho de Rubens (+ 2000) e Aparecida Veronezi da Rocha.
Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Cruz de Matão - SP, aos 18/8/1984, e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão - SP, Diocese de São Carlos, aos 14/12/1984.
Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos - SP e Teologia na PUC de Campinas - SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena - SP. Fez Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, aos 21/01/1997.
Atividades como Presbítero
Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como diretor espiritual, professor de filosofia e reitor. No Seminário de Teologia de S. Carlos, em Campinas, foi diretor espiritual e reitor; foi também professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes da Diocese de São Carlos. Exerceu, também, na Diocese de São Carlos, as seguintes funções pastorais: assessor da Pastoral da Juventude, coordenador da Pastoral Vocacional, coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, coordenador Diocesano de Pastoral, vigário paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, reitor da Igreja São Judas Tadeu, em S. Carlos, pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.
Foi ainda professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001), colaborando como tal em Porto Velho-RO, no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos - GO, Igreja Irmã da Diocese de São Carlos.
Episcopado
Foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar em Fortaleza, Ceará, e Titular de Alba aos 13/06/2001. Foi ordenado Bispo aos 11 de agosto de 2001, na Catedral de S. Carlos - SP, tendo como Bispos ordenantes D. José Antônio Aparecido Tosi Marques, D. Joviano de Lima Júnior e D. Bruno Gamberini. Aos 31 de janeiro de 2007, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Dom Sérgio da Rocha iniciou seu trabalho na Arquidiocese de Teresina, como Arcebispo Coadjutor no dia 30/03/2007 e como Arcebispo Metropolitano em 03/09/2008. Aos 15 de junho de 2011 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Arcebispo Metropolitano de Brasília, tendo sido acolhido na Catedral Metropolitana de Brasília aos 06 de agosto de 2011.
Seu lema episcopal é: "Omnia in Caritate" (1Cor 16,14) – "Tudo na caridade"
Atividades como Bispo
Foi bispo auxiliar de Fortaleza (2001-2007), arcebispo coadjutor de Teresina (2007-2008), arcebispo metropolitano de Teresina (2008-2011), membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé - CNBB (2002-2007), membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB (2001-2004), Secretário do Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência para o Ensino Religioso e para os Presbíteros, no Regional Nordeste IV (2007-2011), Presidente da Comissão Episcopal para o Seminário do Regional Nordeste IV (2007-2011), membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (2007-2011), Presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé (2011-2015), Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM (2007-2011) e representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização (2012) e na XIV Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Atualmente é Arcebispo Metropolitano de Brasília, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano).
Entre as principais atividades realizadas por dom Sergio na Arquidiocese de Brasília estão:
- Acolhida de quatro Bispos Auxiliares.
- Criação do Vicariato Leste e dos Setores XIV (Santa Maria) e XV (Planaltina).
- Criação de onze Paróquias e quatro Áreas Pastorais.
- Realização da quinta e sexta Assembleias Arquidiocesanas de Pastoral e elaboração do Plano Arquidiocesano de Pastoral, baseados nas "Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil".
- Organização das Equipes de Coordenação Pastoral e das Assembleias nos Vicariatos.
- Reestruturação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral em oito Setores Pastorais.
- Reestruturação da Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz.
- Reconhecimento da Faculdade de Teologia (FATEO).
- Reforma do Seminário Arquidiocesano Nossa Sra. de Fátima.
- Construção do Seminário Propedêutico.
- Implantação da Pastoral do Povo de Rua e da Pastoral do Menor
- Criação da Comissão Arquidiocesana de Pastoral com representantes dos Setores Pastorais e dos Vicariatos.
- Realização de Visitas Pastorais Missionárias às Paróquias.
- Elaboração do Diretório Pastoral dos Sacramentos.
- Projeto Arquidiocesano de Comunhão e Partilha.
Obras de Misericórdia: paróquias, pastorais e movimentos
Ano da Misericórdia

Papa Francisco nomeou 13 novos cardeais, entre eles o arcebispo de Brasília

dom sergio principal

Surpreendendo os fiéis presentes na Praça São Pedro e todos os que o acompanhavam ao vivo pelo rádio, TV e Internet, o Papa anunciou na manhã deste domingo a realização de um consistório para a criação de novos cardeais. O Brasil foi contemplado com a escolha do arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.
"Com alegria, anuncio que sábado, 19 de novembro, na véspera do fechamento da Porta Santa da Misericórdia, realizarei um Consistório para nomear 13 novos cardeais, de cinco continentes. Sua proveniência, de 11 nações, expressa a universalidade da Igreja que anuncia e testemunha a Boa Nova da Misericórdia de Deus em todos os cantos da terra. A inclusão dos novos cardeais na diocese de Roma manifesta também a inseparável relação existente entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares ao redor do mundo".
Domingo, 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, concelebrarei a Santa Missa com os novos cardeais, com o Colégio Cardinalício, os arcebispos, bispos e presbíteros".
Na sequência, Francisco revelou quem serão os nove novos cardeais:
  • Dom Mario Zenari, que continua como Núncio Apostólico na 'amada e martirizada' Síria;
  • Dom Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., Arcebispo de Bangui (República Centro-africana); 
  • Dom Carlos Osoro Sierra, Arcebispo de Madri (Espanha);
  • Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (Brasil);
  • Dom Blase J. Cupich, Arcebispo de Chicago (EUA); 
  • Dom Patrick D'Rozario, C.S.C., Arcebispo de Daca (Bangladesh);
  • Dom Baltazar Enrique Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida (Venezuela); 
  • Dom Jozef De Kesel, Arcebispo de Malines-Bruxelas (Bélgica);
  • Dom Maurice Piat, Arcebispo de Port Louis (Ilhas Maurício); 
  • Dom Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (EUA);
  • Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla (México); 
  • Dom John Ribat, M.S.C., Arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné);
  • Dom Joseph William Tobin, C.SS.R., Arcebispo de Indianapolis (EUA).

Aos membros do Colégio Cardinalício, o Papa decidiu unir ainda dois arcebispos e um bispo, eméritos, que se destacaram em seu serviço pastoral, e um Presbítero que deu claro testemunho cristão. "Eles representam muitos bispos e sacerdotes que em toda a Igreja edificam o povo de Deus, anunciando o amor misericordioso de Deus no cuidado cotidiano do rebanho do Senhor e na confissão de fé".
Eles são:
  • Dom Anthony Soter Fernandez, Arcebispo Emérito dei Kuala Lumpur (Malásia);
  • Dom Renato Corti, Arcebispo Emérito de Novara (Italia); 
  • Dom Sebastian Koto Khoarai, O.M.I, Bispo Emérito de Mohale's Hoek (Lesoto);
  • Padre Ernest Simoni, Presbítero da Arquidiocese de Shkodrë-Pult (Scutari – Albânia).

Fonte: www.news.va